Spiga

Redes sem fio Wi-Fi

Usar algum tipo de cabo, seja um cabo de par trançado ou de fibra óptica é a forma mais rápida e em geral a mais barata de transmitir dados.
Os cabos de par trançado que vimos podem transmitir dados a até 1 gigabit a uma distância de até 100 metros, enquanto os cabos de fibra ótica são usados em links de longa distância, quando é necessário atingir distâncias maiores. Mas, em muitos casos não é viável usar cabos.
Imagine que você precise ligar dois escritórios situados em dois prédios distantes, ou que a sua mãe/esposa/marido não deixa você nem pensar em espalhar cabos pela casa.

A solução nestes casos são as redes sem fio que estão caindo de preço e por isso tornando-se bastante populares. O padrão mais usado é o Wi-Fi, também chamado de 802. 11b.

A topologia deste tipo de rede é semelhante a das redes de par trançado, com um Hub central. A diferença no caso é que simplesmente não existem os fios ;-) Existem tanto placas para notebooks quanto para micros desktop. O que você precisa prestar atenção na hora de comprar é se o modelo escolhido é bem suportado no Linux.

Caso a placa tenha um driver disponível a configuração será simples, quase como a de uma placa de rede normal, mas sem o driver você fica trancado do lado de fora do carro. Lembre-se, o driver é a chave e você nunca deve comprar um carro sem a chave :-) O Hub é chamado de ponto de acesso (access point em inglês) e tem a mesma função que desempenha nas redes com fios: retransmitir os pacotes de dados, de forma que todos os micros da rede os recebam.

Em geral os pontos de acesso possuem uma saída para serem conectados num hub tradicional, permitindo que você "junte" os micros da rede com fios com os que estão acessando através da rede wireless, formando uma única rede. Não existe limite no número de estações que podem ser conectadas a cada ponto de acesso mas, a velocidade da rede decai conforme aumenta o número de micros conectados a ele, já que apenas uma pode transmitir de cada vez.

A velocidade também é mais baixa que a de uma rede convencional: apenas 11 megabits (em situações ideais, cerca de 60% disso na prática), muito menos que os 100 megabits a que estamos acostumados nas redes com fios. Mas, a maior arma do 802. 11b contra as redes cabeadas é a versatilidade. O simples fato de poder interligar os PCs sem precisar passar cabos pelas paredes já é o suficiente para convencer algumas pessoas, mas existem mais alguns recursos interessantes que podem ser explorados.

Sem dúvidas, a possibilidade mais interessante é a mobilidade para os portáteis. Tanto os notebooks quanto handhelds e as futuras webpads podem ser movidos livremente dentro da área coberta pelos pontos de acesso sem que seja perdido o acesso à rede.

Esta possibilidade lhe dará alguma mobilidade dentro de casa para levar o notebook para onde quiser, sem perder o acesso à Web, mas é ainda mais interessante para empresas e escolas. No caso das empresas a rede permite que os funcionários pudessem se deslocar pela empresa sem perder a conectividade com a rede e bastaria se aproximar do prédio para que fosse possível se conectar à rede e ter acesso aos recursos necessários.

No caso das escolas a principal utilidade seria fornecer acesso à Web aos alunos. Algumas lojas e aeroportos pelo mundo já começam a oferecer acesso à internet através de redes sem fio como uma forma de serviço para seus clientes. Um exemplo famoso é o da rede de cafés Starbuks nos EUA e Europa, onde todas as lojas oferecem acesso gratuito à web para os clientes que possuem um notebook ou outro portátil com uma placa de rede sem fio.

O alcance do sinal varia entre 15 e 100 metros, dependendo da quantidade de obstáculos entre o ponto de acesso e cada uma das placas. Paredes, portas e até mesmo pessoas atrapalham a propagação do sinal. Numa construção com muitas paredes, ou paredes muito grossas, o alcance pode se aproximar dos 15 metros mínimos, enquanto num ambiente aberto, como o pátio de uma escola o alcance vai se aproximar dos 100 metros máximos. Se você colocar o ponto de acesso próximo da janela da frente da sua casa por exemplo, provavelmente um vizinho distante dois quarteirões ainda vai conseguir se conectar à sua rede. A potência do sinal decai conforme aumenta a distância, enquanto a qualidade decai pela combinação do aumento da distância e dos obstáculos pelo caminho.

É por isso que num campo aberto o alcance será muito maior do que dentro de um prédio por exemplo. Conforme a potência e qualidade do sinal se degrada, o ponto de acesso pode diminuir a velocidade de transmissão a fim de melhorar a confiabilidade da transmissão.

A velocidade pode cair para 5. 5 megabits, 2 megabits ou chegar a apenas 1 megabit por segundo antes do sinal se perder completamente. Algumas placas e pontos de acesso são capazes de negociar velocidades ainda mais baixas, possibilitando a conexão a distâncias ainda maiores.

Nestes casos extremos o acesso à rede pode se parecer mais com uma conexão via modem do que via rede local. É possível aumentar o alcance máximo da rede usando antenas mais potentes, que podem ser compradas separadamente. Existe até uma velha receita que circula pela Internet de como fazer uma antena caseira razoável usando um tubo de batata Pringles. Não é brincadeira, o tubo é forrado de papel alumínio te tem um formato adequado para atuar como uma antena. Caímos então num outro problema.

Você simplesmente não tem como controlar o alcance do sinal da rede. qualquer vizinho, com uma antena potente (ou um tubo de batata) pode conseguir captar o sinal da sua rede e se conectar a ela, tendo acesso à sua conexão com a Web, além de arquivos e outras coisas que você tenha compartilhado entre os micros da rede, o que não seria muito legal. Heis que surge o WEP, abreviação de Wired-Equivalent Privacy, que como o nome sugere traz como promessa um nível de segurança equivalente à das redes cabeadas.

Na prática o WEP também tem suas falhas, mas não deixa de ser uma camada de proteção básica que você sempre deve manter ativada. A opção de ativar o WEP aparece no painel de configuração do ponto de acesso. O WEP se encarrega de encriptar os dados transmitidos através da rede. Existem dois padrões WEP, de 64 e de 128 bits.

O padrão de 64 bits é suportado por qualquer ponto de acesso ou interface que siga o padrão WI-FI, o que engloba todos os produtos comercializados atualmente.

O padrão de 128 bits por sua vez não é suportado por todos os produtos. Para habilitá-lo será preciso que todos os componentes usados na sua rede suportem o padrão, caso contrário os nós que suportarem apenas o padrão de 64 bits ficarão fora da rede.



.

Parceiros

Dicas do Tio Bill - Nova Tecnologia Anti Hacker, Conhecimento em Programação

Curso Slides de Power Point com PPS e PPT

Flores - Fotos e Descrição

Projetores Data Show e Telao

Numerologia do Nome Grátis

Baixar Musicas Mp3 Gratis

Download Jogos Gratis para Celular

Dietas para Emagrecer Rápido

Apostila de Instalacao e Manutencao de Rede

Como Tunar Seu Carro - Tuning Passo à Passo

Nokia N95 NSeries

Celular Games Download

Jogos para Celular Download Gratis

Toques para Celular Gratis

Ringtones Gratis

Celular, Toques para Celular e Celular Jogos

Download de Toques Para Celular Gratis

Toques Mp3 para Celular Gratis

Toques Grátis para Celular

Celular Grátis

Filmes e Videos Online Gratis Download

Toques Gratis para Motorola

Baixar MP3 Grátis

Baixar Toques Celular Gratis

Toques Gratis para Celular Nokia