Spiga

Configuracao TCP/IP e Configuracao de Rede

O TCP/IP e a configuração da rede Essa história de ligar os micros em rede para trocar informações entre eles começou bem antes que se imagina e, como a maioria das grandes invenções, o propósito inicial era o uso militar, na época em que os Americanos e Russos ainda estavam decidindo de faziam as pazes ou se destruíam o mundo.


Uma das principais prioridades dentro de uma força militar é a comunicação, certo? No final da década de 60, esta era uma grande preocupação do DOD, Departamento de Defesa do Exército Americano:
como interligar computadores de arquiteturas completamente diferentes, e que ainda por cima estavam muito distantes um do outro, ou mesmo em alto mar, dentro de um porta aviões ou submarino? Após alguns anos de pesquisa, surgiu o TCP/IP, abreviação de "Transmission Control Protocol/Internet Protocol" ou Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo Internet. O TPC/IP permitiu que as várias pequenas redes de computadores do exército Americano fossem interligadas, formando uma grande rede, embrião do que hoje conhecemos como Internet.


O segredo do TCP/IP é dividir a grande rede em pequenas redes independentes, interligadas por roteadores. Como apesar de poderem se comunicar entre sí, uma rede é independente da outra; caso uma das redes parasse, apenas aquele segmento ficaria fora do ar, não afetando a rede como um todo.


No caso do DOD, este era um recurso fundamental, pois durante uma guerra ou durante um ataque nuclear, vários dos segmentos da rede seriam destruídos, junto com suas respectivas bases, navios, submarinos, etc., e era crucial que o que sobrasse da rede continuasse no ar, permitindo ao comando coordenar um contra ataque. Veja que mesmo atualmente este recurso continua sedo fundamental na Internet, se por exemplo o servidor do Geocities cair, apenas ele ficará inacessível.


Apesar de inicialmente o uso do TPC/IP ter sido restrito a aplicações militares, com o passar do tempo acabou tornando-se de domínio público, o que permitiu aos fabricantes de software adicionar suporte ao TCP/IP aos seus sistemas operacionais de rede. Atualmente, o TPC/IP é suportado por todos os principais sistemas operacionais, não apenas os destinados a PCs, mas a todas as arquiteturas, inclusive mainframes, minicomputadores e até mesmo celulares e handhelds. Qualquer sistema com um mínimo de poder de processamento, pode conectar-se à Internet, desde que alguém crie para ele um protocolo compatível com o TCP/IP e aplicativos. Já tive notícias de um grupo de aficcionados que criou um programa de e-mail e browser para MSX.


Voltando à história da Internet, pouco depois de conseguir interligar seus computadores com sucesso, o DOD interligou alguns de seus computadores às redes de algumas universidades e centros de pesquisa, formando uma inter-rede, ou Internet. Logo a seguir, no início dos anos 80, a NFS (National Science Foundation) dos EUA, construiu uma rede de fibra ótica de alta velocidade, conectando centros de supercomputação localizados em pontos chave nos EUA e interligando-os também à rede do DOD.


Essa rede da NSF, teve um papel fundamental no desenvolvimento da Internet, por reduzir substancialmente o custo da comunicação de dados para as redes de computadores existentes, que foram amplamente estimuladas a conectar-se ao backbone da NSF, e conseqüentemente, à Internet. A partir de abril de 1995, o controle do backbone (que já havia se tornado muito maior, abrangendo quase todo o mundo através de cabos submarinos e satélites) foi passado para o controle privado. Além do uso acadêmico, o interesse comercial pela Internet impulsionou seu crescimento, chegando ao que temos hoje.
O TCP/IP é um protocolo de rede. Tudo o que vimos até agora, sobre placas e cabos representa a parte física da rede, os componentes necessários para fazer os uns e zeros enviados por um computador chegar ao outro. O protocolo de rede é o conjunto de regras e padrões que permite que eles realmente se comuniquem.


Pense nas placas, hubs e cabos como o sistema telefônico e no TCP/IP como a língua falada que você usa para realmente se comunicar. Não adianta nada ligar para alguém na China que não saiba falar Português. Sua voz vai chegar até lá, mas ela não vai entender nada. Além da língua em sí existe um conjunto de padrões, como por exemplo dizer "alô" ao atender o telefone, dizer quem é, se despedir antes de desligar, etc.


Ligar os cabos e ver se os leds do hub e das placas estão acessos é o primeiro passo. O segundo é configurar os endereços da rede para que os micros possam conversar entre sí e o terceiro é finalmente compartilhar a internet, arquivos, impressoras e o que mais você quer que os outros micros da rede tenham acesso.


Graças ao TCP/IP, tanto o Linux quanto o Windows e outros sistemas operacionais em uso são intercompatíveis dentro da rede. Não existe problema para as máquinas com o Windows acessarem a Internet através da conexão compartilhada no Linux por exemplo.


Independente do sistema operacional usado, as informações básicas para que ele possa acessar a Internet através da rede são: veja o próximo post:

Endereco IP e Servidor DNS

.

Parceiros

Dicas do Tio Bill - Nova Tecnologia Anti Hacker, Conhecimento em Programação

Curso Slides de Power Point com PPS e PPT

Flores - Fotos e Descrição

Projetores Data Show e Telao

Numerologia do Nome Grátis

Baixar Musicas Mp3 Gratis

Download Jogos Gratis para Celular

Dietas para Emagrecer Rápido

Apostila de Instalacao e Manutencao de Rede

Como Tunar Seu Carro - Tuning Passo à Passo

Nokia N95 NSeries

Celular Games Download

Jogos para Celular Download Gratis

Toques para Celular Gratis

Ringtones Gratis

Celular, Toques para Celular e Celular Jogos

Download de Toques Para Celular Gratis

Toques Mp3 para Celular Gratis

Toques Grátis para Celular

Celular Grátis

Filmes e Videos Online Gratis Download

Toques Gratis para Motorola

Baixar MP3 Grátis

Baixar Toques Celular Gratis

Toques Gratis para Celular Nokia